segunda-feira, 6 de maio de 2013

0

Não Foram os Italianos que Inventaram o Macarrão!


macarrao Mama mia! Não foram os italianos que inventaram o macarrão!

A Itália é conhecida por sua culinária rica em massas e vinhos, e já estamos acostumados a associar alguns pratos específicos àquele país. E é por isso que muita gente acha que o macarrão é uma invenção italiana e, infelizmente, talvez você fique um pouco desapontado, mas não é.



O site Today I Found Out reuniu algumas teorias a respeito da origem da boa e velha macarronada. A primeira delas é a de que Marco Polo trouxe o macarrão da China e o “instalou” na Itália, na época da Dinastia Yuan – ocorrida entre 1271 e 1368 – já que os chineses já tinham o hábito de comer uma espécie de macarrão instantâneo desde 3000 A.C.


Teorias e mais teorias


O problema dessa teoria começa com o fato de que esse macarrão tipo instantâneo feito na China não é o mesmo macarrão conhecido hoje como italiano. Outro fator é que em 1279, houve relatos de um soldado italiano a respeito da famosa pasta – segundo ele, o prato foi criado em Genova. O macarrão da maneira como o conhecemos foi descrito, de fato, em 1154 pelo geógrafo árabe Idrisi como sendo muito comum na Sicília, o que nos leva a deduzir que Marco Polo não poderia ter trazido o macarrão à Itália, pois a comida já era conhecida por lá.

Muitos historiadores acreditam que quem trouxe o macarrão para a Itália foram os árabes, por volta do século IX D.C., juntamente com outros alimentos como espinafre, berinjela e cana de açúcar – registros encontrados em aramaico evidenciam a forma de preparo do prato por meio do cozimento.

Fonte: EuViAli


0 comentários: